quinta-feira, 30 de junho de 2011

A Evolução das Logotipos de várias marcas famosas

Quem tem uma empresa com certeza sabe da importância de se ter um bom logotipo. Mais importante ainda é vincular a idéia de qualidade a este logotipo, criando assim o conceito de “marca”.
.


Mas, será que para por aí? Seria correto manter sempre aquele velho logotipo, só por acharmos que as pessoas estão mais “acostumadas” a ele?
.

Os fatos atuais dizem que: não! Não é bom manter seu logotipo estagnado enquanto você tenta fazer a empresa crescer. Alguns poderiam pensar “mas eu tenho esse logotipo há anos, não posso mudar agora”. E é aí que começa o maior engano.
.


Vamos começar pensando em nosso mundo globalizado e nessas loucas mudanças que nos consomem neste século. O mundo só pode continuar sua evolução porque as pessoas foram obrigadas a aceitar mudanças. É interessante ressaltar que muitas dessas mudanças foram para melhor!
.


À medida que as tecnologias foram surgindo, as empresas foram se adaptando. Antes era raro ter alguma empresa na Internet. Hoje é algo muito comum (e necessário, eu diria). E, como essas empresas vão se modernizando há também a necessidade de que tudo à volta dela se modernize. Falo de funcionários treinados para determinada função, uniformes e embalagens personalizados, decoração do local personalizado, tudo para manter a identidade da “empresa moderna”.
.


E aí vem a questão: sendo uma empresa moderna, que imagem você quer passar para seu cliente? Certamente algo do tipo “sou moderna e tenho os melhores produtos/serviços”, não é? E o que geralmente é a “cara” da empresa nas mídias afora?
.


O logotipo.
.


Sim, o logotipo é a imagem que representa sua qualidade, é a imagem que tenta passar, em poucos traços e cores, o coração da empresa. Como então poderíamos deixa-lo estagnado, enquanto a empresa tenta crescer? É quase como querer colocar um motor superpotente em um fusca: ele pode até ser bom por dentro, mas por fora ninguém vê do que ele é capaz. E como empresários, temos que querer que nosso “fusca” torne-se um “super carro” por inteiro, e não apenas por dentro, onde as pessoas podem não estar vendo.
.


E antes que alguém pense “porque eu faria isso se ninguém mais está fazendo?”, eu digo: “Muito pelo contrário!”. A verdade é que muitas empresas gigantes estão investindo na modernização de seus logotipos exatamente para evitar o desgaste de imagem, e para modernizar a visão que as pessoas tem da empresa. Afinal, de que adianta investir tudo em infra-estrutura e abandonar o logotipo ao século passado? Para termos uma idéia mais concreta disso, vamos ver algumas marcas importantes que se modernizaram. Repare bem como o conceito dos logotipos foram mudando com o passar dos anos:
.



.
Como pudemos ver, as empresas transformaram seu logotipo ao longo do tempo devido à necessidade de modernização, para que a qualidade pudesse ficar estampada de forma clara. Já imaginou se, por exemplo, a Nokia mantivesse aquele logotipo com o peixe? Ou se a Apple continuasse com aquele quadro com uma faixa? Seria bem estranho, dá para se imaginar.
.


É claro que você não vai precisar mudar seu logotipo todas as vezes que fizer algum tipo de inovação. O que você tem que analisar é: seu atual logotipo reflete toda a modernidade de sua empresa? Mostra a qualidade e singularidade de seus produtos e serviços? Mostra que está antenada nos novos conceitos da atualidade? Está adequada ao mercado sempre crescente? Tem a ver com o público-alvo?
.


Tente fazer essa pergunta a outras pessoas que não estejam diretamente envolvidas com a marca, pois falar da própria empresa não é fácil. Geralmente nos apegamos a esse tipo de coisa, e na hora de avaliarmos acabamos julgando mais com o coração do que com a razão, e isso pode ser altamente prejudicial. Por isso a dica de fazer as perguntas acima a outras pessoas (pelo menos 10 opiniões diferentes).
.


Podemos notar ao longo dos anos muitas mudanças no mercado, não apenas com logotipos, mas também o design de embalagens, design de sites, e até personagens! Duvida? Veja os exemplos abaixo:
.





.
Esses personagens que já são tão conhecidos entre nós tiveram que evoluir de acordo com a evolução do mundo, das cores e das formas. Talvez se o Mickey continuasse da mesma forma que era em 1928 não estivesse mais fazendo sucesso hoje. A propósito, o nome de Mickey Mouse era originalmente “Mortimer”. Isso daria até margem para um tópico sobre mudança de nomes fantasia de empresa, mas deixarei para uma outra vez.
.



.
Então, vamos lá! Na hora de dar um upgrade em suas empresas tome as providências necessárias para que seu logotipo siga as tendências atuais.
.


Lembre-se sempre que um bom logotipo pode chamar a atenção de mais clientes.
.

Evolução, sempre!

5 comentários:

olá,
Convido você a participar do novo agregador de links www.surpriselink.com, o agregador mais diferente dos que você já viu, em 2 idiomas, liberação de links na hora e muito mais.

é Interessante ver que com o tempo foram ficando mais simples (umas nem tanto) e mesmo assim ficaram bonitas. A dos Simpsons melhoras bastante hein.. heueeheuheuhe'

ainda bem q as coisas mudam

O da Kibon me lembrou um símbolo que eu vi em um outro Blog que falava sobre como identificar pedófilos e depois fiquei imaginando qual seria a ligação de uma coisa com outra. O símbolo é um coração dentro de outro. Acho que é apenas uma infeliz coincidência.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More