quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A travessia do mar vermelho, provas e fatos!

No post de hoje vou falar sobre um dos relatos mais fantásticos contidos no livro sagrado dos cristãos – A Bíblia. Esse relato gerou muita polêmica por parte dos céticos e ateus, como o próprio título do post sugere esse relato é a famosa travessia do mar vermelho, também conhecida por alguns como o Êxodo dos Hebreus. Como dizem que imagens valem mais do que palavras, vou procurar rechear esse artigo com várias imagens muito interessantes onde encontramos provas concretas que apóiam a veracidade da Bíblia.

Local

Durante muito tempo vários locais foram cogitados como sendo o possível lugar onde o povo Israelita viu as águas do mar se abrirem e fugiu do exército Egípcio, mas até o momento o local que mostra ser mais veraz e portador de mais indícios é a praia de Nuweiba situada no golfo de Ácaba – Egito. Acredita-se que esse foi o local onde o povo Hebreu esteve antes do mar se abrir, porque essa é a única praia do mar vermelho suficientemente grande para comportar cerca de 3 milhões de hebreus que estavam sendo guiados por Moisés.


Praia de Nuweiba - possível local onde ocorreu a abertura do mar.



Até chegar a essa praia calcula-se que os Hebreus tiveram que caminhar 300Km desde a saída do Egito. É interessante notar que há uma estrada no meio das montanhas, que foi a via de acesso do povo Hebreu até a referida praia. Abaixo coloquei uma foto onde é possível ver essa estrada em maiores detalhes.


Estrada entre as montanhas - Única via de acesso até a praia de Nuweiba.


Mas e quanto a profundidade do mar? Alguns afirmam que o local da passagem poderia ser raso o suficiente a ponto de que qualquer pessoa conseguisse atravesa-lo sem maiores dificuldades. Mas segundo estudos topográficos chegou-se a conclusão de que a profundidade no local da passagem é em média de 110m. Na imagem abaixo é possível notar a formação topográfica do local, com destaque a espécie de ‘ponte’ submersa que é possível observar entre as depressões rochosas cuja profundidade é de 1.720m e 920m respectivamente.


Topografia do local da passagem do mar vermelho

O margem Egípcia fica à 18km da margem Saudita, e levando-se em conta que a abertura do mar deve ter tido aproximadamente 900m de largura e que cada pessoa levaria em média umas 3:30min para percorrer os 18Km, podemos chegar a conclusão de que para 3 Milhões de pessoas atravessarem o mar de uma margem até a outra demorou cerca de 6:30min. A partir de agora vou começar o mostrar fotos referentes a achados arqueológicos que reforça a veracidade do êxodo Bíblico.


Rastros Arqueológicos

Na margem Egípcia e na margem Saudita foram encontradas colunas, que posteriormente foram nomeadas como ‘Memorial de Salomão’, pois os indícios apontam que o Rei Salomão as colocou e ambas as margens do mar em memória do milagre feito por Deus em prol da nação de Israel.



Memorial de Salomão encontrado na margem Egípcia




Memorial de Salomão encontrado na margem da Arábia Saudita



Em ambas as colunas foram encontradas palavras escritas com letras fenícias (hebreu arcaico), as palavras são: Mizraim (Egito), Salomão, Edom, Morte, Faraó, Moisés e Yahweh (Jeová). Tais palavras indicam que o Rei Salomão colocou essas colunas nas margens do mar para lembrar a todos o milagre feito por Deus e a morte dos soldados Egípcios.
Mas e no fundo do mar, será que ficou alguma prova arqueológica? A resposta é sim! Periodicamente estudiosos, arqueólogos e turistas fazem mergulhos no local onde ocorreu a travessia do povo Hebreu, e muitas provas foram encontradas no fundo do mar.



Fêmur humano incrustado por corais



Agrupamento de Costelas em meio aos corais



Todos nós sabemos que o fundo do mar geralmente é um lugar pedregulhoso ainda mais se esse mar se formou dentro de um deserto repleto de montanhas e formações rochosas como é o caso do mar vermelho, por isso trago a atenção de vocês duas fotos onde podemos notar que até mesmo as pedras do fundo do mar se afastaram, dando lugar a uma passagem livre de obstáculos.



Estrada encontrada em baixo do mar livre de obstáculos



Nota-se que as pedras foram todas alinhadas nas laterais da estrada, possivelmente pela mesma força que abriu o mar.



Também foram encontradas rodas de carruagens Egípcias, e é interessante notar que segundo historiadores os Egípcios tinham carros de guerra com rodas de 4, 6 e 8 raios, sendo as de 8 raios foram inventadas na 18ª dinastía dos faraós. E é possível encontrar todos os tipos de rodas em baixo do mar vermelho, indicando que o faraó usou todos os seus carros de guerra na tentativa de capturar os Hebreus.



Roda de um carro egípcio folhada a ouro, usada em carros de oficiais do exército.



O fato da roda ser folhada a ouro impede que os corais se formem na sua superfície



Roda de madeira totalmente coberta por corais



Roda de madeira com os corais parcialmente removidos


Desfecho

Espero que todos tenham gostado desse artigo, nele vimos provas arqueológicas de um fato descrito na Bíblia e que teve sua veracidade questionada durante os séculos.

 

47 comentários:

legal..... uma roda de MADEIRA que resistiu mais de 2 mil anos.... hahahaha hilario

Se não acreditam nos profetas, não acreditarão mesmo que um morto ressucite...

madeira nao boia em agua, ainda mais salgada ?

As rodas das carroças eram revestidas por um arco de ferro, para que ficassem perfeitamente redondas. Por isso ela afundou.

se fosse metal, depois de mais de 2000 anos não teria mais vestígios, madeira então nem se fala. O fundo de uma passagem de água geralmente é arenoso por conta da correnteza.

Boa tentativa, tente de novo mais tarde !

/interessantíssimo melhor q ficar olhando as novas de Geyse Arruda,Amei....

Cada um com sua crença, o bom mesmo é cada um respeitar a crença do outro..

Tanto que é boa que chamou a atençaõ de muita gente ai em cima...

Ainda existem muitos mistérios do passado e acredito até memso do futuro! A Terra é tão silenciosa que penso que devemos aproveitar a nossa vida o máximo, fazendo sempre o bem!

http://fogerua.blogspot.com/2011/09/slow-motion.html

tenso, mas gostei... curioso muito curioso, pode ser um fato a ser levado em consideração

Gostei mesmo. A história da arca de Noé já foi provada também. Mas se nem assim esse povo acredita, eles nao tem salvação mesmo
-q

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

para o anônimo ai de cima vc sabe o que é crente p vc dizer q são burros?
crentes todos somos, crente é uma pessoa q crê em algo pode ser ate msm em seu time (ex: se vc acredita q seu time vai ganhar vc é crente, vc crê em alguma coisa ) então antes d criticar da uma olhadinha no dicionário...
Os evangélicos é q estão certos, um dia todos verão....

tá...pode ser que eles tenham tentado atravessar de alguma maneira, mas que Moisés abriu o mar com seu cajado, utilziando-se de um poder divino? ah isso eu n creio...Eu creio no poder extraterrestre heheheh

Já foi provado por arqueólogos que os judeus eram trabalhadores e não escravos?...ainda que com más condições...recebiam pelo trabalho e lá havia uma lógica politica e social...ainda que muito injusta...eles não eram escravos e não saíram fugindo!!Apenas realizaram o êxodo...como muitos retirantes o fazem no Brasil em busca de uma oportunidade melhor...do paraíso pessoal!!!
A ciência não é a solução absoluta e a bíblia tb não ...ambos tem suas funções.
Cuidado com a fé cega...Conhece a ti mesmo e veras a Deus!!!
Abraços!!

Muito bom o post mesmo, mas quase saí do site duas vezes.
Não há como ler algo, se concentrar com este pássaro maldito. Só fiquei pois o conteúdo é mesmo interesante.
Sério, se alguem quiser compartilhar no Twitter, a pessoa copia o site e posta, tenho certeza que nem metade dos teus leitores usa este pássaro idiota.

Por favor, retire-o.

Acreditar ou Não no que se refere esse Post, Não tem nada haver com crença religiosa...Com ir ou Não pro Inferno/Paraíso/Purgatório.

Só porque existem vestígios HUMANOS no fundo do Mar,Não significa que um DEUS tenha realizado tal "milagre".
Homens já realizaram muitos feitos dignos de admiração e nem por isso foram chamados Deuses e considerados com fazedores de milagres.

E qual a preocupação de Crentes com relação aos Não-Crentes?
Já que é tão importante para vocês salvarem suas Preciosas almas,façam isso em silêncio e façam para vocês mesmos. Não há necessidade de querer mudar a cabeça de outros.
E tem mais...Numa "possível" existência desse Deus todo-poderoso do qual vocês tem tanto medo (quando não haveriam de ter...),a busca pela verdade dos não-crentes não seria considerada como pecado por um ser que "tudo sabe,tudo vê e ama sua criação",então estaríamos todos salvos,independente da crença.

Tenham um bom dia e sejam bons uns com os outros...Por que no Fim,é ISSO que conta de Verdade.

Na verdade não devemos ter medo de Deus e sim RESPEITO, Deus trouxe ao mundo Seu Filho Jesus Cristo para que todos fossem salvos, mais primeiro temos que aceita-Lo em nossas vidas. Respeito a opinião de todos, Jesus não veio a terra trazer religião e sim trazer um jeito de ser conforme a vontade de seu Pai (Deus).

legal.. mostrou um monte de lixo no fundo do mar.. tem como mostrar o mar se abrindo pra mim? ai talvez eu levo em consideração o que vc ta falando.. isso ai só deu exemplo de como poluimos o meio ambiente... ou que pessoas do passado plantaram provas pros ignorantes do futuro acretidar nas suas escrituras... pff

HAUHAUAHUAHUAHAUHAUHAUAHUAHUAHAUHAUAHUAHUAHAUHAUHAUAHUAHAUHAUHAUAHUAHUAHAUHAUAHUAHUAHUAHUAHAUHAUHAUAHUAHUAHAUHAUHAUAHUAHUAHAUHAUHAUAHUAHUAHAUHA.. muito bom.. também existem provas que o oceano atlantico se abriu.. é cheio de ossos humanos no mar!

Quero ver na hora que essas pessoas que não acreditam, estiverem doentes, ou correndo perigo, se elas não clamam a Deus, bando de hipócritas, só porque é legal hj em dia ser rebelde ? porque é modinha ? quero me achar? é brega acreditar em Deus ?
Se não acredita, vem aqui fazer o que ? Deixar essa opinião medíocre ? Guarde pra ti.
Aliás leu toda a matéria por que razão ?
Sabe no que não dá pra acreditar? no tamanho da ignorância dessa gente...

bom.vc sabe que o principe desse mundo cegou o entendimento deste povo para que não veja e nem conhecam o verdadeiro DEus Jesus de Nazaré.que O SENHOR tenha misericordia de todos nós.saibam que no grande dia todo olho verá todo joelho se dobrará e toda lingua confessara que só JESUS é o senhor..paz seja convosco

Como é bom ter os olhos do entendimento abertos, como é bom ter um Deus de milagres, como é bom saber que Ele existe!!!!
Ele não so abriu o mar uma vez, como continua abrindo para aqueles que o receberam como o seu Senhor!
Triste é não crer em nada, triste é não ter a certeza de onde veio e nem pra onde vai... Triste é quem não serve ao unico Deus vivo!!!
Por isso.. Eu te Amo Senhor, pq as tuas obras não acabaram, elas continuam, muitos mares ainda se abrirão, para que todos o reconheçam como o Senhor!!!!

Aleluiaaaaas, Pq um dia, no grande dia, TODOOS verão!!!
E se vc quer um conselho meu amigo, queira logo esse Deus na sua vida!!! Pq Ele é bão demassss!!!!
Um dia, no grande dia, pode ser tarde demais!!!!!!!

Pelo menos naquela época não existia PONÊIS MALDITOS kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

aiai... bom, muito já foi dito, mas "3:30min para percorrer os 18Km"... tá loco???? uhahuahuahuhuauha isso é mais de um terço de uma maratona.

Amigo, isso é uma lenda, não leve ao pé da letra, não é possível atravessar a pé o Mar Vermelho, nem hoje, nem naquela época, o que deve ter acontecido é que o povo não voltou à Palestina que era ocupada por outros povos e se preparou no deserto para sua conquista 'atravessando' para o outro lado do mar vermelho, mas pela Terra de Gozen onde habitavam no delta do Nilo, simples de tudo.

Realmente Deus usou o seu poder , e puniu o anjo Amom e todo o Egito , e libertou o seu povo , que hoje esta reduzido a menos de 200 mil pessoas , até a vinda do Senhor serão somente 144.000 pessoas , os outros judeus que são milhões , são falsos judeus , e vão pagar pela mentira .BLZ

Muita gente não crê no que há na Bíblia por que dizem não ter provas. E quando se tem, continuam céticos!
Mas Jesus está voltando, e todos vão crer!

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Acho mais facil ter afundado uma embarcacao por aí... isso explica os lixos que tem no fundo

Eu embarquei nessa viagem,
É tanta onda que eu nem sei!
Barraca, fogueira, grama molhada
E a rapaziada!

Um chegado me pede um baseado
Eu pergunto a você
Baseado em quê?
Por que eu tô baseado na Palavra
E Nela eu viajo!!!

Você diz que doidera é baseado...
Doidera é abrir o mar com um cajado!

Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

muito boa essa matéria

parabéns

muito boa essa materia . infelizmente tem pessoas que não acredita em tudo que Deus fez e que ainda ira fazer tenho orgulho de servir esse Deus que tudo pode......QUE DEUS ABENÇOE TODOS VOCÊS .

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

como tem gente q nao acredita olha ai todas as provas necessarias
isso e deus agindo na sua vida ,amen!!!!!!!!!!!!!
(á tá)

acredito sim,na historia q a biblia relata, se a biblia relatasse q toda as aguas do mar vermelho tivesse voltado as nuvens ainda asssim acreditaria. por que Deus e Deus sobre todas as coisas.

Muita gente nao acredita msm em Deus,
Deus nos criou sm e tudo q fala na biblia é verdade
ou vcs aredittam q fomos formados por homo sapiens ?
Gaalera Deus é mais !!!

...bem aventurado aquele que crê mas não vê!...e parabens por este conteúdo e próvas fantásticas, servem para edificação da fé e da igreja.Continue!!!!

Só espero que Deus os perdoe por tanta blasfêmia...
E para o povo que não acredita em Deus mas na ciencia sim,
da uma olhada aqui.

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/divisao-do-mar-vermelho-e-explicada-por-cientistas

Que devemos fazer p. convencer que JEOVÁ é o DEUS VERDADEIRO? O criador dos Céus e da terra e tudo que HÁ nao teria poder p. salvar o povo dele?

O Nome de DEUS PAI É JEOVÁ
O Nome do filho é Jesus. que jamais iria imitar o inimigo querendo usurpar o direito do DEUS TODO PODERESO.ELE É O MEDIADO E NAO O ALTISSIMO. SALMO 83:18
Qual o nome do espirito santo?Pomba? lembre-se o espirito santo é a força ativa de DEUS JEOVÁ,ele Deu força a SANÇÃO AOS APOSTOLOS E A JESUS P FAZER MILAGRES.DOU SUGESTÃO Q PESQUISE A ORIGEM DA TRINDADE. É impossivel não acreditar na BIBLIA 2TIM 3:16.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More