segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

As 5 maiores falhas da engenharia

5. Desastre nuclear em Chernobyl

O pior acidente nuclear se deu no dia 26 de abril de 1986, na Usina Nuclear Chernobil, na Ucrânia. O acidente foi escondido pelo governo sovietico da comunidade mundial e só descoberto quando os altos niveis de radiação foram detectados em outros países.
O acidente produziu uma nuvem radioativa que atingiu toda a URSS, Europa Oriental, Reino Unido e Escandinávia. Grandes áreas foram contaminadas principalmente na Ucrânia e em Bielorrússia (Belarus), o que levou no reassentamento e na evacuação de extimadamente 200 mil pessoas. Bielorrússia foi a mais atingida, pois cerca de 60% de radioatividade caiu em suas terras.
É extremamente dificil informar a quantidade exata de pessoas que morreram devido ao acidente, a ONU divulgou um relatorio em 2005 que atribuiu 56 mortes e  uma estimativa de cerca de 4000 pessoas que possivelmente morreriam no futuro por doenças relacionadas aos eventos de Chernobil.
Dentre as causas do acidente destaca-se a pouca instrução aos operadores, defeitos em reatores, a rejeição a manifestações decorrente à falta de informação, a falta de comunicação correta entre os escritórios de segurança e os operadores além do desligamento de aparelhos de segurança dos reatores, o que aos olhos da segurança era expressamente proibido (salvo em mau funcionamento).
Após várias negociações internacionais com o governo da Ucrânia, conseguiram desativar a usina que tanto mal provocara aos ucranianos que pelas redondezas viviam.




4. Inundação de melaço de Boston

O desastre ocorreu na fábrica Purity Distilling Company em 15 de janeiro de 1919, um dia estranhamente quente para janeiro, com uma temperatura de 40˚ F. Na época, melaço era o adoçante padrão nos Estados Unidos, sendo também fermentado para produzir rum e álcool etílico, ingrediente ativo de outras bebidas alcóolicas e então componente chave na fabricação de munição. O melaço armazenado estava aguardando transferência para as instalações da Purity em Cambridge.
O tanque, com 15 metros de altura, 27 de diâmetro e capacidade para mais de 8,700 m3, arrebentou repentinamente, lançando uma imensa onda de melaço a uma altura de aproximadamente 3 metros, a uma velocidade de 56 km/h e pressão de 200 Pa. A força da onda foi suficiente para quebrar as vigas da ferrovia elevada adjacente e tirar um trem dos trilhos. Perto dali, construções foram arrancadas de suas fundações e demolidas. Diversos quarteirões ficaram cobertos de melaço, que chegou a alcançar uma profundidade de 60 a 90 cm.



3. Skylab

O Skylab foi a primeira estação espacial que os Estados Unidos lançaram em órbita. A estação permaneceu em órbita da Terra entre 1973 e 1979, e foi visitada por equipes três vezes, em 1973 e 1974. Ela incluiu um laboratório para estudar os efeitos da microgravidade e um observatório solar. O Space Shuttle (ônibus espacial) foi planejado para acoplar com o Skylab e elevá-lo para uma altitude segura, mas o Skylab reentrou na atmosfera e foi destruído em 1979, antes que o primeiro ônibus espacial pudesse ser lançado





2. R.101
R101 era um dirigível rígido britânico, foi finalizado em 1929 como parte de um programa do governo britânico para desenvolver aeronaves civis capazes de serviço em rotas de longa distância dentro do Império Britânico. Foi projetado e construído por uma equipe grande de engenheiros financiados pelo governo. Até então era a maior "embarcação" do mundo a voar, e não foi superado até o Hindenburg cinco anos depois.
Apos alguns voos de ensaio, e algumas modificações posteriores para aumentar a capacidade de levantamento que incluiu o alongamento da aeronave por 46 pés (14 m), R101 caiu em 05 de outubro de 1930 na França durante sua viagem inaugural no exterior, matando 48 das 54 pessoas a bordo . Entre os passageiros estavam Lord Thomson, o ministro que tinha iniciado o programa, e outros altos funcionários, incluindo designers do dirigível. O acidente de R101 terminou eficazmente o desenvolvimento dos dirigíveis britânicos. A perda de R101 foi um dos piores acidentes de dirigíveis da década de 1930.




1. 1970 DC-10
No ano de 1979, depois de inúmeros problemas e implicações do DC-10s em todo o mundo foram cancelados após o acidente American Airlines Flight 191. Vôo 191 perdeu o seu número do motor uma asa depois de decolar do Aeroporto Internacional O'Hare em Chicago, EUA, 25 de maio de 1979. É motor falhou e se separaram do avião causando um caos para os Estados Unidos da América. Todas as 271 pessoas a bordo, além de dois no chão, foram mortos neste acidente, um dos piores acidentes dos estados unidos.





Fonte: http://www.misteriosdahumanidade.com

2 comentários:

Nao sao falhas de engenharia!!! Tudo acidentes causados por erro humano!!!!

Olá

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