
Um engenheiro da Google encontrou indícios que provam que cerca de um milhão de computadores com sistema operativo Windows foram infectados com um malware que redirecciona a navegação dos cibernautas, através de servidores intermediários (proxy).
Damian Menscher, da Google, realizava manutenção de rotina quando notou um tráfego incomum ainda a ser enviado de links estranhos aos servidores. Pediu ajuda a especialistas em cibersegurança e descobriu-se que estes pedidos provinham de grupo um numeroso grupo de PCs infectados com um malware de redireccionamento de proxy.
O tipo de ataque não é novo, mas as proporções que tomou neste caso, na mesma família de malware, é «incomum», segundo o IDGNow.
A gigante multimédia acrescentou uma camada para detectar e localizar os redireccionamentos deste ataque, através da qual os cibernautas lêem nos seus ecrãs «Parece que foi infectado».
«Esperamos que ao informar os utilizar sobre o redireccionamento do tráfego, possamos ajudá-los a actualizar os seus antivírus e a remover as infecções», sublinhou a Google no seu blog.
Os sintomas são fáceis de identificar: ao iniciar uma pesquisa no motor de busca, os utilizadores infectados são levados para páginas que nada têm a ver com o que procuram, redireccionando-os para pornografia, malware, anti-vírus falsos ou produtos clonados.
Descubra se você esta sendo vítima: http://www.google.com/support/websearch/bin/answer.py?answer=1182191
fonte: Diariodigital/Sapo
0 comentários:
Postar um comentário