domingo, 31 de julho de 2011

Os 9 lugares que representam os extremos do planeta Terra

Você conhece os lugares que representam os extremos do nosso planeta? Qual é o lugar mais frio? E o mais quente? E o mais chuvoso? Qual o ponto mais alto? Qual o ponto mais profundo da superfície? Qual o ponto mais remoto? Todas essas perguntas serão respondidas nesse post. Confira:

O LUGAR MAIS FRIO

A menor temperatura já registrada na Terra foi de -89,2ºC, na Estação Científica Vostok, na Antártida. O registro foi feito em 21 de julho de 1983, quando a estação ainda pertencia à URSS. Atualmente ela é administrada em conjunto por russos, franceses e americanos. Mais não é apenas as temperaturas que assustam na Antártida.
O LUGAR MAIS SECO

O deserto de Atacama, no Chile é, provavelmente o mais seco do mundo. Apenas em algumas áreas do Atacama, ao longo da costa existem plantas como cactos, no entanto quase 90% do deserto é constituído por partes mais áridas sem vegetação. Água é praticamente uma lenda. Certas regiões são tão secas que sequer as cianobactérias – microorganismos fotossintéticos verdes que vivem em rochas ou debaixo de pedras, presentes na maioria dos outros desertos, conseguem sobreviver.
O LUGAR MAIS CHUVOSO

Lloro, cidade do estado de Chocó, na Colômbia é com certeza o lugar que mais chove no mundo. Ele detém o recorde mundial de maior precipitação média anual, registrada em 523,6 polegadas (13.300 mm) o que torna o local mais chuvoso do mundo. Chove tanto que inundações e enchentes são tão comuns que os habitantes locais ensinam suas crianças técnicas para lidarem com essa situação, além de preparam suas residências para esses eventos quase certos. A população até brinca com o fato, relatando que o número de barcos é maior que o de carros.
O LUGAR COM AS RAJADAS DE VENTO MAIS FORTES

Mount Washington é o pico mais alto do Nordeste dos Estados Unidos localizado a 6288 m de altura em relação ao nível do mar. É famosa por suas perigosamente irregulares mudanças climáticas, e pelo seu recorde da rajada de vento maior rajada mais forte da superfície terrestre: 231 mph (372 km / h), na tarde de 12 de abril de 1934. As ventanias na cidade são comuns tornando um lugar péssimo para viver. Para você ter idéia do que estou falando, façamos o seguinte experimento mental: lembre-se da pior ventania que você já vivenciou. Agora imagine que acontecesse pelo menos uma vez por dia uma dessas. Pois é, bem-vindo ao Mount Washington.
O PONTO MAIS ALTO

Esse provavelmente não é novidade para ninguém. Contudo se você pensou no cume do Monte Everest você está certo e errado. Certo se você considerar o nível do mar e errado se considerar um ponto a partir do núcleo da Terra. O monte Everest está a 8848 metros de altura em relação ao nível do mar. Mesmo assim, ele não é o ponto mais perto do espaço. Esse título é dado ao cume do Monte Chimborazo, no Equador, que é ponto mais perto das estrelas devido o formato da Terra.

O LUGAR MAIS QUENTE
Onde é o lugar mais quente na Terra? Registros de temperatura de estações meteorológicas que dão distinção a El Azizia, Líbia, que atingiu um sufocante 57,8 graus Celsius (136 F) em 13 de setembro de 1922. O inferninho detém o recorde desde então já que foi o único lugar da Terra o qual se tem registro que atingiu essa temperatura. Se você tem aversão a essas temperaturas altas, nunca invente de fazer turismo por aquela região.
O PONTO MAIS PROFUNDO DA SUPERFÍCIE TERRESTRE

A Fossa das Marianas é o mais profundo dos oceanos do mundo. Estima-se atualmente que a profundidade alcance
até 10.971 metros (35.994 pés). Ele está localizado no oeste do Oceano Pacífico, a leste das Ilhas Marianas.
OS PONTOS MAIS REMOTOS DA TERRA

Para determinar se um local pode ser classificadO como “remoto”, você deve considerar a inacessibilidade do local (dificuldade de chegar ao local) e o isolamento (a distância entre o local mais próximo habitado). Em termos de inacessibilidade, o ponto mais distante do mar é o Pólo da Inacessibilidade da Eurásia, que está localizado mais de 1.553 milhas (aprox.2876 km) a partir de qualquer ponto do oceano e está situado no norte da China. O ponto mais distante da terra é Ponto Nemo, que é no sul do Pacífico, mais de 1.553 milhas (aprox.2876 km) a partir de qualquer massa de terra. Nenhum destes locais são habitados por seres humanos.
O PONTO MAIS REMOTO HABITADO DA TERRA

Qual é o local mais remoto habitado na Terra? A resposta a essa pergunta é um lugarzinho chamado Tristão da Cunha . Com cerca de 270 moradores, o arquipélago vê um navio apenas uma vez por ano (se você quer se isolar do mundo, esse é o lugar!). Ele está localizado a 1,739.8 milhas (2.800 quilômetros) a partir do continente mais próximo, o Cabo da Boa Esperança, África do Sul .
Mas como as pessoas vêm para habitar esta cadeias de ilhas remotas? Apesar de Tristan hoje está fora do radar político internacional, estava no centro da estratégia militar entre os anos 1800-1820. Em 14 de agosto de 1816, os militares britânicos tomaram posse da ilha para impedir os franceses de usarem Tristan para resgatar o imperador deposto Napoleão, que foi preso em Santa Helena, cerca de 1.242 milhas (2.000 quilômetros) de distância. Apesar desta política de euforia inicial, os militares britânicos logo perderam o interesse em Tristan. No entanto, alguns dos invasores continuaram em Tristan, além de alguns sobreviventes de um naufrágios, povoando o local.
Apesar dos pesares, a ilha é financeiramente auto-suficiente, e os moradores ganham maior parte de sua renda através da pesca e, estranhamente, com a venda de selos postais. Ótimo local para quem quer abandonar a vida urbana e viver em uma ilha junto com sua bola Wilson.

Fonte:  ahduvido

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More