terça-feira, 12 de julho de 2011

Wii U e seu misterioso hardware

        A apresentação do Wii U durante a conferência da Nintendo na E3 foi sem dúvida um grande sucesso. A platéia ficou animada de ver o novo controle e as possibilidades, assim como a promessa da Nintendo de um console que traria de volta o público hardcore, que de certa forma se sentiu negligenciado pela empresa com o Wii. Um aparelho que finalmente roda jogos em Full HD e com gráficos no mínimo competitivos com o Xbox 360 e o PS3, o Wii U parecia ser o que nós gamers estamos pedindo da Nintendo desde que o Wii lançou.
        Acabada a conferência e a E3, muitas perguntas ficaram no ar e, em grande parte, o console é um grande mistério, principalmente com relação ao que está dentro daquela caixinha branca. Todos sabemos que a Nintendo tem a tradição de nunca revelar detalhes sobre GPU, memória e tudo o mais, principalmente antes do console ser lançado, mas isso não impede que a imprensa e os especialistas especulem e pesquisem sobre o que esperar do Wii U quando finalmente o aparelho for lançado ano que vem. O que geralmente mais se destaca na curiosidade da comunidade em geral é a potência do hardware em si. As pessoas nunca estão satisfeitas e queremos mais do que saber que será competitivo com a concorrencia atual. Mais especificamente, vai ser apenas tão bom quanto um PS3 e um Xbox 360 ou será mais potente?
        Mas vamos começar falando de algumas coisas mais simples para depois especularmos sobre potência. Primeiramente, como já parece ser tradição dos consoles da Nintendo, o Wii U não rodará DVDs de filmes ou Blu-Ray. A mídia que a Nintendo usará é proprietária e terá capacidade de armazenamento de 25gb, a mesma do Blu-Ray, o que é um bom avanço até se comparado com o Xbox 360. Segundo Satoru Iwata, presidente da Nintendo, a empresa não tem interesse em adicionar suporte a DVDs e Blu-Ray, pois acha que as pessoas já possuem outros produtos em suas casas para esse tipo de coisa, e não faria sentido encarecer o console com uma funcionalidade que acabaria sendo meio inútil.

Demo de Zelda em HD


        Acho que é difícil não concordar com Iwata nessa. Lembro da época do Gamecube, e até do Wii, quando as pessoas criticam os consoles por não rodarem DVDs, dizendo que era uma característica negativa em relação a concorrência, etc, principalmente com o Gamecube. Nunca me fez falta, para ser sincero. De fato, eu sempre tive outro(s) aparelhos que eram primários para esse tipo de coisa, então nunca fez sentido para mim usar o console para ver filmes (a não ser hoje com o PS3 que é meu blu-ray player). De qualquer maneira, a reclamação poderia até fazer algum sentido para certas pessoas no passado, mas hoje de fato seria um desperdício de tempo e dinheiro investir numa coisa dessas.
        Ok, agora para a parte mais interessante. Rumores e fofocas sobre o hardware. Como diversas publishers e desenvolvedoras já têm um protótipo do Wii U em mãos para se familiarizar e trabalhar, é inevitável que comece a circular por aí pequenas informações sobre o que está dentro da caixa. Nada muito específico ainda, mas segundo o site Engadget, tudo indica que a GPU do console é baseada numa geração passada dos chips AMD, o R770, que foi introduzido em placas de vídeo por volta de 2009. Mal comparando, é semelhante a uma ATI Radeon HD4890. Isso pode parecer já fraco, mas não indica muita coisa. A GPU do Wii é totalmente customizada, e o fato de ser baseada num chip antigo não quer dizer que não seja mais potente ou atualizado. É apenas isso: baseado (não pense besteira). Para ter uma noção, a arquitetura do PS3 baseava o chip gráfico num equivalente a Geforce 7800, que hoje já está super ultrapassada. Mesmo assim o console continua nos trazendo jogos e visuais impressionantes até hoje.
        Sabe-se também que o Wii U é capaz de rodar DX 10, coisa que o Xbox 360 nem faz, alcançando apenas DX 9. Infelizmente não parece, no momento, que a última versão da tecnologia será possível, mas como ainda tem muito tempo para o console sair, não ficaria surpreso se na versão final o Wii U suportasse DX 11, mesmo que não totalmente. Isso tudo já indica que podemos esperar um console notavelmente mais poderoso do que os atuais Xbox e PS3, o que seria o sonho de qualquer fanboy da Nintendo, como eu costumava ser até o Wii ser lançado hehe.






        A declaração de analistas como Arvind Bhatia, da agência Sterne Agee, parece reforçar essa ideia. Essa semana Bhatia soltou a declaração de que algumas desenvolvedoras indicam que o novo console da Nintendo “tem capacidade de processamento 50% maior do que do PS3 e Xbox 360″. Claro que dizer que falar esses números não significa nada definitivo e nem é indicativo da real potência, até porque o hardware é uma coisa muito mais complexa do que simplesmente algo X% mais poderoso que o outro, mas podemos já começar a montar o quebra-cabeça. Em termos mais práticos, a Crytek já afirmou que a CryEngine 3 está funcionando no console e que apoiará o Wii U. Uma declaração de Mark Rein, presidente da Epic Games, parece indicar que a empresa também dará suporte ao console com sua Unreal Engine, até porque alguns dos jogos anunciados para o console durante a conferência utilizam a tecnologia. Essas são duas empresas referencias no quesito engine gráfica que passaram longe do Wii, e o apóio de ambas ao console da Nintendo significa bons frutos para os jogadores hardcore.
        Ontem saiu a notícia de que até agora, os estúdios têm trabalhado com uma versão “underclocked” do Wii U, o que significa que os kits que estão nas mãos dos desenvolvedores ainda não têm sua potência toda habilitada. Na E3, a Vigil Games disse que tinha uma versão de Darksiders II rodando no Wii U que poderia ser mostrada, mas a Nintendo preferiu optar por mostrar apenas as tech demos, pois os jogos não apresentavam qualidade superior às versões dos concorrentes. Ou seja, mais um indicativo de que podemos esperar um avanço na versão final do console, já que mesmo underclocked o console consegue portar facilmente os jogos do Xbox 360 e PS3 com a mesma qualidade.
        Segundo Gary Dunn, diretor de gerenciamento de desenvolvimento (ou seja lá qual é a tradução de Managing Director of Development) da SEGA, a Nintendo vai mandar novos kits de desenvolvimento atualizados nos próximos dois meses, provavelmente com hardware mais próximo da versão final e mais potente do que têm agora. Dunn diz que a empresa está feliz com a facilidade que estão tendo para produzir protótipos rodando no console com visual “next-gen”, e confirma que portar conteúdo em alta definição para o Wii U é bem rápido, o que deve ajudar o console a receber mais títulos multiplataforma. De qualquer forma, “ainda é muito cedo para afirmar qualquer coisa”, completa Dunn.


        Acho que é fácil entender que não devemos esperar do Wii U um hardware que irá rivalizar até mesmo os sucessores do Xbox 360 e do PS3, mas as informações e rumores até agora pelo menos apontam para um quadro melhor do que parecia ser durante a semana da E3. O Wii U deve superar sim os concorrentes atuais, o que será bom para a Nintendo durante algum tempo já que os novos consoles da Sony e MS não devem estar no mercado até pelo menos final de 2013. Assim, o Wii U será, mesmo que por tempo limitado, o console mais potente graficamente (eu sei, é estranho falar isso para mim também). Eu posso estar enganado, mas pelo fato de pelo menos a Nintendo finalmente aderir à alta definição, é capaz do Wii U conseguir se sair melhor do que seu irmão mais velho quando comparado com os seus reais concorrentes.

        A razão também de eu afirmar que não podemos esperar nada muito absurdo da Nintendo é um fato simples: custo. A Nintendo não quer e não pode encarecer demais o seu console e precisa ter lucro com cada unidade vendida, como sempre buscou fazer. Ela precisa atrair um público maior, e não apenas os hardcore early adopters que a Sony teve quando lançou o lendário FIVE HUNDRED AND NINETY NINE US DOLLARS!! Ao contrário da Sony e da MS, a Nintendo não atua em nenhum outro segmento senão games, então não pode, de maneira alguma, se dar ao luxo de ter prejuízo com o objetivo de atrair público. Mas também não pode vender algo muito caro. Especula-se que aquele novo controle não será barato, principalmente por causa da tela, então é natural que a empresa não invista tanto em GPU, capacidade de processamento e afins. Ela precisa manter o custo sustentável.
        A preocupação da empresa com custo, não só para ela como também para o consumidor é tanta que é a principal razão para a decisão de não permitir mais de um controle tablet por console. Essa foi uma decisão polêmica ainda muito discutida. Muitos acham que a Nintendo acaba limitando demais o console, que perde seu charme. Mas Iwata afirmou que não quer pedir que os consumidores se sintam obrigados a comprar mais de um tablet controller, reafirmando que o acessório será mais caro do que os controles normais. “Tecnicamente, é possível para o Wii U suportar múltiplos controles”, diz Iwata. Segundo o executivo, a empresa pode reavaliar a decisão, mas isso acontecerá apenas se conseguirem pensar em ideias criativas e boas o suficiente que melhorem os jogos de tal forma que não seria possível com apenas um controle tablet e os controles antigos do Wii. Ao meu ver, a empresa deve estar preocupa em habilitar o uso de mais de um controle novo e as third parties começarem a produzir só conteúdo multiplayer que obrigue os jogadores a terem mais de um controle, mesmo que o conteúdo em si não seja particularmente bom ou interessante. Acho que já deu pra ter uma ideia de que esse controle não deve custar menos do que $100 dólares né?
        Bem, por enquanto isso é tudo. Novos rumores e informações sobre o Wii U vão aparecendo o tempo todo, então é bem capaz de a qualquer momento as coisas ficarem cada vez mais claras. É também a tendencia conforme vai se aproximando o lançamento ainda sem data definida. Mas já temos uma ligeira noção do que esperar e acredito que tudo que foi falado até o momento pinta um quadro relativamente bom para o futuro do console, já que muita gente estava sob a impressão de que ele não conseguiria superar os rivais atuais, Xbox 360 e PS3 e já nasceria ultrapassado. Eu era uma dessas pessoas e confesso que estou mais otimista. Cautelosamente otimista pelo menos, já que eu já tive minha fé na Nintendo abalada muitas vezes desde que lançou o Wii.

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