sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Windows 8 carrega até 70% mais rapido do que o 7

imagem


Em um novo post publicado no blog Building Windows 8, a Microsoft descreveu o novo modo de inicialização “híbrido” presente no Windows 8.

De acordo com a empresa, o novo algoritmo resultará em uma inicialização entre 30% e 70% mais rápida se comparada com a inicialização “tradicional” do Windows 7.

A necessidade por uma inicialização mais rápida se tornou evidente após o estudo dos dados de telemetria obtidos do Windows 7, que demonstram que uma grande porcentagem dos usuários ainda insiste em desligar completamente seus PCs:


imagem


Com isso ficou claro que existem usuários que preferem desligar completamente seus PCs para minimizar o consumo de energia necessário pelos modos Sleep e Hibernar. Por outro lado, muitos usuários preferem uma experiência quase “instant-on” que o modo Sleep oferece.

E finalmente, também existem aqueles usuários que preferem um “meio termo” com o modo Hibernar.

O detalhe é que o modo Hibernar requer uma grande quantidade de espaço livre no disco rígido que aumenta dependendo da quantidade de memória RAM que o usuário tem instalada no PC. Além disso, alguns usuários também preferem uma inicialização limpa diretamente para sua sessão de trabalho após o login.

Já o novo “boot híbrido” do Windows 8 tira vantagem tanto do desligamento do PC como do arquivo usado pela hibernação.

A Microsoft descreve o processo de desligamento do Windows 7 da seguinte forma:

1 – O usuário inicia o desligamento clicando em “Desligar” no menu Iniciar, pressionando o botão no gabinete do PC ou utilizando um aplicativo que inicia o processo chamando uma API como ExitWindowsEx() ou InitiateShutdown().

2 – O Windows então notifica os aplicativos em execução, dando a eles uma chance de salvar os dados e as configurações. Os aplicativos também podem requisitar um tempo extra para finalizar suas tarefas.

3 – O Windows encerra as sessões de cada usuário logado no computador.

4 – O Windows notifica os serviços de que o processo de desligamento teve início e inicia o processo de encerramento de cada um deles. Ele encerra primeiro os serviços ordenados que possuem dependências de forma serial e o restante em paralelo. Se um serviço não responder, ele será encerrado de forma forçada.

5 – O Windows notifica os dispositivos conectados ao computador, sinalizando que eles devem ser desligados.

6 – O Windows encerra a sessão do sistema (conhecida como “sessão 0”).

7 – O Windows salva qualquer dado pendente no drive para se certificar de que eles não serão perdidos.

8 – O Windows envia um sinal através da interface ACPI para que o sistema desligue completamente o PC.


Já o novo “boot híbrido” do Windows 8 encerra apenas as sessões de usuário e opta por hibernar o kernel e os dados dos drives de dispositivo para a próxima inicialização. A tecnologia de inicialização trabalha em conjunto com a tecnologia EFI (Extensible Firmware Interface), que por sua vez trabalha com o Windows para acelerar a inicialização do sistema.

imagem


Representação gráfica comparando os diferentes modos de inicialização

A EFI substitui a BIOS utilizada hoje em grande parte dos PCs e é totalmente suportada pelo Windows 8.

Vale destacar que um desligamento completo ainda será oferecido através do comando "shutdown /full" a partir da linha de comando no Windows 8. A reinicialização do sistema também iniciará um desligamento para acomodar os instaladores que reinicializam o sistema graças a uma mudança de driver ou arquivo de sistema.

Se você está se perguntando como estas mudanças se comparam ao que temos hoje no Windows 7, a imagem abaixo mostra que os resultados são bem positivos:

imagem


Uma demonstração do boot híbrido no Windows 8 pode ser vista no vídeo abaixo. O laptop exibido no vídeo utiliza a tecnologia EFI:





fonte: Baboo


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More